Anúncio do HT Forum

Asus RT-AC68R ou RT-AC68U - Melhor roteador do mundo?

Discussão em 'Informática' iniciada por bernardopina, 20 Out 2013.

1. bernardopina

bernardopina Usuário

1 0 0

Desde 20 Out 2013
    Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Há alguns meses eu saí de um apartamento de 55m para uma casa com uns 90m. O meu antigo roteador wireless Netgear WNR3500 começou a pedir a rego em alguns cantos da casa (os mais longes) e eu decidi comprar um novo roteador. Decidi pelo Asus RT-AC68U e peguei o RT-AC68R (versão variante do mesmo modelo, apenas com nomenclatura diferente pois foi comprado na Best Buy, segundo o que li).

Antes do meu relato, valem algumas observações.

1. Minha casa é retangular.
    2. O modem e o roteador ficam num quarto que fica em um dos cantos do retângulo que é a casa.
    3. Não quis colocar o roteador e modem mais no centro da casa porque quero que ele fique o mais próximo possível do meu computador desktop, que fica no escritório que é no canto da casa.
    4. O Netgear WNR3500 razoavelmente bem em boa parte da casa, mas nos em alguns lugares dá para sentir nitidamente uma boa degradação da velocidade, apesar de não ter nenhum canto da casa onde eu não consiga acesso (por lento que seja, sempre acessa).
    5. A minha internet é provida pela NET, uma conexão de 30mbps, através do modem Arris TG862.
    6. A ligação de rede que fiz foi a seguinte: Cabo coaxial ligando no modem, cabo de rede saindo do modem para o Asus, cabo de rede saindo do asus para o Netgear.
    Dito isso, vamos lá.

Depois de muito ler todos falando que esse Asus é um dos melhores roteadores existentes hoje, decidi gastar uma graninha a mais e pegar o dito cujo. Qual a minha surpresa quando, ao fazer as configurações básicas do Asus, o acesso à internet estava horrível.

Comecei a fuçar as configurações do modem e do roteador Asus, e a melhor configuração que consegui realizar, que obtenho a velocidade mais rápida do Asus, ainda tem um desempenho bem inferior ao do meu antigo Netgear. Vamos às configurações que fiz para otimização.

NO MODEM:

Encontrei aqui mesmo no fórum, um tópico que mostra algumas configurações de otimização. O que eu fiz foi:

1. Desativei o NAT e ativei o Bridge para que não haja conflitos de roteamento entre o roteador do Arris e do Asus.
    2. Desliguei o DHCP interno do modem.
    NO ASUS:

1. Testei o roteador com as 3 antenas apontadas para a área mais distante, dobradas em 90 graus e ficou horrível o sinal. Tentei com as 3 antenas apontadas para cima e o sinal ficou mais ou menos. Por fim, segui a recomendação do manual e as duas antenas das pontas estão dobradas em 45 graus e a do meio apontada para cima. Vale lembrar que todas as antenas estão apontando para um angulo de 90 graus, que pega de parede a parede da casa.
    2. Mudei a banda de automática para 40Mhz;
    3. Mudei o canal de automático para 11u;
    4. Configuração de encriptação WPA2-Personal com encriptação AES (mesma configuração do Netgear);
    5. Desliguei a função de wireless scheduler, que desliga a transmissão em horários pré-determinados;
    6. Multicast rate deixei auto, pois pretendo no futuro plugar um HD USB para fazer streamming de video;
    7. RTS Threshold veio automatico em 2347, tentei colocar 1150 e piorou a velocidade. Voltei para 2347;
    8. Beacon interval veio 100, diminuí para 50 e melhorou um pouquinho de nada.
    9. Tx power adjustment eu subi de 80mW para 200mW e o sinal melhorou consideravelmente, mas a velocidade de conexão não.
    10. Desabilitei o firewall interno.
    Resultado final:

1. Na outra ponta diagonal do retângulo que é minha casa (mais afastado possível do roteador), ficou assim:
      1. Netgear: Sinal 2 de 4 barrinhas, velocidade média 1.5mbps.
      2. Asus: Sinal da rede 2,4Ghz com 3 de 4 barrinhas, velocidade média de 700kbps.
    2. Na metade do caminho ficou assim:
      1. Netgear: Sinal 3 de 4 barrinhas, velocidade média 4/5mbps.
      2. Asus: Sinal 4 barrinhas, velocidade média 1.2mbps.
    3. No mesmo cômodo:
      1. Netgear: Sinal 4 de 4 barrinhas, velocidade média 22mbps.
      2. Asus: Sinal 4 de 4 barrinhas, velocidade média 19mbps.
    Por último, vale observar que foram realizados testes com os roteadores funcionando sozinhos, ou seja, se o netgear estava ligado, apenas ele estava ligado. Se o asus estava ligado, apenas ele estava ligado. Fiz isso para excluir a possibilidade de interferência entre ambos, mesmo tendo setado canais diferentes.

Eu realmente não entendo o que pode estar acontecendo. Se alguém puder me dar uma luz, agradeceria muito.

Abraço!

2. NettoX

NettoX Usuário

Desde 23 Ago 2006
    João Pessoa - PB
    Você ainda está com este roteador?

Conseguiu resolver o problema dele? Como fez?

As atualizações de firmware ajudaram?

Peguei esse modelo recentemente mas sinto falta da troca de informações com outros usuários brasileiros...

3. MMNeto

MMNeto Usuário

Desde 29 Set 2009
    Santos
    Olá , eu tenho um ac66, semelhante ao ac68.

Uso a rede de 5 ghz, com bons resultados.

Abs

Max

4. drms

drms Usuário

Bom, para efeito de comparação eu tinha um Netgear 3700v2 (melhor que o seu Netgear) e tenho agora um Asus AC66u( inferior ao seu Asus).

1*_ Já atualizou o FW ? Caso negativo, o faça, e de preferência com o do Merlin. Procure no forum do http://www.smallnetbuilder.com
    até lhe daria o link do FW mas do escrevendo do celular pois formatei o HD do cpu e esta tudo no HD externo( favoritos, programas e etc...) batia preguiça de instalar e configurar tudo de novo....

2*_ teste novamente, caso não melhore vc tendo um notebook, smartphone/tablet android baixe um programa que para monitoramento de rede wifi(não lembro o nome, ta no nexus 7 do meu filho que ficou na casa da avó) e verifique as freqüências e canais livres.

ao contrário do colega não tenho muito sucesso na rede de 5Ghz, somente na banda N pois na banda AC o alcance parece ser pior ainda( comprei um adaptador PCE-AC66u) mas só uso a banda N de 2.4GHz. De qq forma o asus 66u é muito melhor em todos os aspectos em comparação com o antigo Netgear.

Meu apartamento é em L com o roteador bem na quina e na maior distância está o cpu(3 a 4 paredes) e na menor distância o xtreamer (3paredes) e o Dune. Eu consigo fazer streaming de conteúdo do meu cpu via wifi para o Dune que está conectado via cabo de rede ao roteador de conteúdo até BD folder e no xtreamer via wifi de até 1080p.

Qualquer duvida posta ai que eu tento ajudar pois também apanhei no início com o AC66 até amadurecer o FW e acertar nas configurações.

O meu maior problema aqui em casa é a quantidade de redes wifi sobrepostas, no meu quarto tem sinal de mais de 10 redes wifi!!! Quem que guenta !!! E meu prédio são só 2 andares com 6 apts por andar. Quase comprei um asus AC56 para por no meu quarto.....

Desculpe qualquer erro na escrita ou algo meio sem nexo pois eu bebi o dia inteiro, to sem óculos e escrevendo do celular....aí já viu né !!!

abraço e boa sorte.

5. Izaeg

Izaeg Usuário

Desde 30 Set 2004
    Florianopolis (SC) Brasil
    Tenho um ac66. Uma droga. Perde a configuração freqüentemente . Já atualizei o firmware diversas vezes, reinstalo e depois de algum tempo simplesmente ele se desconfigura tudo.

tinha um Belkin antigo que estou reinstalando pois acho que fiz uma troca inadequada. Tenho acompanhado as discussões em fóruns internacionais e me parece que a Asus ainda não conseguiu resolver adequadamente o software para este equipamento, os seja, não entrega o que promete.

6. drms

drms Usuário

Nunca eu perdi as configurações aqui. Vc já instalou o FW do Merlin ???

7. Caros colegas,

Estou apanhando um pouco para configurar o roteador AC68U. Não estou conseguindo as mesmas velocidades obtidas com o antigo RT56u. Uma coisa que gostaria de saber, vocês mexeram na potência de transmissão para o máximo 200mW? Tiveram mudanças na velocidade e/ou potência do sinal?

No nosso caso o AC68u está cuidando do NAT e DHCP. Desativei estas funções do roteador da Motorola da NET. Estamos usando o último firmware 3.0.0.4.374_5047.

Alguma dica adicional?

Que JESUS os abençoe

Marcos

8. Caros Colegas,

Depois de pesquisar, testamos a configuração descrita no link abaixo e realmente melhorou muito.

http://forums.smallnetbuilder.com/showpost.php?p=112413&postcount=12

Basicamente os ajustes foram:

Configurações Avançadas >Rede sem Fio:
    1) Geral
    1.1) Modo de Rede sem Fio = Automático
    1.2) Banda de Canal (2.4 GHz = 20MHz)/(5 GHz = 40MHz)
    2) Profissional
    2.1) Tipo de preâmbulo = Short (para 2.4 GHz e 5 GHz)
    2.2) Ajuste de Energia = 100mW (para 2.4 GHz e 5 GHz) - Me parece que valores maiores do que este, o ruído aumenta e não tem benefícios.

Outra coisa que ajudou também foi a escolha do canal. Tem um programa, link abaixo, que utilizamos para a Plataforma Android que muito legal e fácil de usar. Dê uma olhada nas redes em volta e escolha a que estiver menos congestionada entre três opções: Canal 1, 6 ou 11.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=pt_BR

Acredito que agora está dando para atingir o nível esperado. Realmente este roteador tem uma enorme flexibilidade e uma enorme gama de opções de uso.

Fica a dica.

Que JESUS os abençoe

Marcos

9. agapones

agapones Usuário

1 0 0

Desde 4 Jul 2014
    São Paulo - Capital
    Ola amigo.
    Acabei de receber o meu Roteador ASUS RT ac68u, e não sei configurar ele,
    até porque esta tudo em Inglês.
    Por favor, se vc puder me ensinar a configurar o roteador, se for possível configurar com
    um celular Android, será melhor ainda pra mim.
    desde ja, fico muito agradecido.
    Um Abraço
    Agapones

10. Caro Agapones,

Você já fez a instalação inicial? Acredito que dependendo que como foi feita a instalação e se o idioma do seu computador for português, a configuração também será em português.

A necessidade de uma plataforma Android e só para fazer um avaliação se existem outros usuários em sua redondeza com um sinal forte no canal que está sendo usado. Normalmente este roteador faz uma análise também e ajusta o melhor canal.

Nos informe como ficou com a instalação básica e se sentiu melhoras em relação ao seu roteador anterior. A partir daí fica mais fácil lhe dar alguma dica.

Que JESUS o abençoe

Marcos

11. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Estimados, li o tópico e como não achei mais nada parecido vou usá-lo para esclarecer algumas dúvidas e pedir umas sugestões, ok?
    Adquiri recentemente a Internet COPEL, realmente maravilhoso. O roteador da COPEL é um Hauwei 8245 e fica na sala junto com o home theater e meu computador fica num dos quartos onde eu fiz um home-office. Minha lista de equipamentos é a seguinte:

• Sala
      • Roteador principal Hauwei 8245 (BEL Fibra Copel) WIFI 802.11n e 4 portas ethernet
      • TV Panasonic VT60 em WIFI (podendo ser cabeado também)
      • Receiver Onkyo em WIFI (podendo ser cabeado também)
      • Apple TV em WIFI
      • WD TV Live em WIFI (podendo ser cabeado também)
    • Home Office
      • PC Desktop com placa ASUS PCE-AC68
    Com esta configuração, em WIFI, consigo boas velocidades, no desktop o aplicativo da ASUS mede mais de 100mbits sempre, consigo bons resultados em speedtests no browser mas não consigo bons streamings de video HD.

Estou pensando em comprar um ASUS RT-AC68U para ligar em bridge junto com o Hauwei e usar todos os ethernet disponíves para ligar os aparelhos da sala e só ficaria WIFI o desktop no quarto, ou eu ligaria tudo em WIFI mesmo (menos fios, já tenho bastante, obrigado).

Queria a sugestão dos colegas pois usando o Hauwei e até um Linksys EA4500 não consegui até agora fazer streaming HD com arquivos grandes (MKV de 1080p com mais de 20Gb e bitrate alto).

Obrigado colegas e desculpem poluir este tópico.
    Ivan Milazzotti

Última edição: 12 Jan 2015
  12. Xvcntdysud

Xvcntdysud Usuário

Desde 4 Mai 2009
    Shshd
    [​IMG] O ac68 acho que não é mais melhor mundo mas é poderoso pacas

Olha como esta wifi aqui.

.

13. hyyonegura

hyyonegura Usuário

Desde 29 Nov 2008
    Parana
    P... cara!
    que inveja. sempre quis a BEL (internet fibra optica da COPEL)
    mas na minha cidade não chega.
    Segundo a empresa, ela dá preferência para cidades de IDH menor, além da capital.
    Claro que existem forças políticas atrás disso uma vez que Foz do Iguaçu, Maringá e Toledo possuem tal cobertura e Cascavel e Londrina não.

14. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    A parte política eu não sei dizer mas que BEL COPEL é fantástica, isso é !!!! Melhor internet do Brasil, disparado !!

Abraços
    Ivan

15. maotto

maotto Usuário

65 15 11

Desde 5 Fev 2009
    brasil
    Boa noite prezados!!
    Estou reiniciando os aprendizados após um longo período "desfrutando" do modem + roteador fornecido pela NET.
    Comprei este ASUS AC68U e a mudança no wifi foi da água para o vinho. Uso frequência de 5ghz e tenho conseguido fazer streming de um HD externo conectado na USB 3.0 sem engasgos, mesmo de filmes 4k com amostragem de 30 Mb/sec.
    O problema tem sido para copiar e colar arquivos no HD externo usando o protocolo FTP. Como sou novo, não entendo se este é o melhor protocolo e se existe algum protocolo de compartilhamento que faça este HD externo conectado no roteador se comportar como se estivesse plugado direto no notebook. Exemplo: se eu clicar para ver um video eu preciso "baixá-lo" em vez de começar a reprodução imediata.
    Outro ponto que me deixou dúvida foi a velocidade que consegui enviar vídeos do note para o HD. Minha janela de transferência marca apenas o tempo e não a velocidade, porém, apesar de nas configurações de rede minha placa detectar uma conexão wireless de mais de 800Mb/s e no cabo 01 Gb/s a velocidade observada me parece pífia. A título de exemplo, enviei cerca de 35 GB de séries (3-4Gb) cada episódio e o tempo mostrado foi de mais de 4hs para conclusão. Deixei essa transferência durante a noite e após cerca de 06 horas haviam sido transferidos apenas um arquivo e algumas legendas e ainda restava um tempo aproximado de 22hs !!!!
    Posso estar pecando em alguma configuração?? Minhas expectativas com relação a transferência wirelles para um dispositivo USB 3.0 foram exageradas?? Ou frente ao exposto, deveria utilizar um protocolo diferente do FTP??
    A título de teste, agora, movi um episódio de aproximadamente 4 GB do HD para o notebook em aproximadamente 5-6 minutos (me pareceu uma boa velocidade), porém para mover de volta do note para o HD demorei cerca do dobro do tempo.
    Poderia ser algum bug na entrada USB ou firmware??
    Sugestões??
    Desde já agradeço!!!

16. Marcelo ac

Marcelo ac Usuário

Desde 6 Mai 2005
    Brasil
    Olá, estou com o RT-AC68U original. Primeiro comprei a versão OEM do RT-AC68U da T-mobile, pegadinha muito comum no Brasil, pois esse versão é bem barata na Amazon onde se acha por $70. Assim que tentei atualizar o fimware descobri que tinha caído numa fria e devolvi. Comprei o original no Kabum por 999,00.

Conectei um HD externo da WD My Book de 6 tera na USB 3.0, mas noto que ele não está hibernando e não achei nada a respeito. Se alguém puder dar uma dica agradeço.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso